segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Dwight Carlton Harris – um sobrevivente do Lusitânia



Já passavam alguns dias após o naufrágio do Lusitânia, a 7 de maio de 1915, quando Dwight Carlton Harris (1884-1970) decidiu então escrever a sua mãe de um hotel em Dublin.



Graças a Deus eu vim em segurança através da experiência mais terrível que alguém poderia imaginar! Mal posso escrever sobre isso. Estou a sofrer bastante com o choque, mas felizmente sinto-me melhor esta manhã. A viagem até sexta-feira às 14h foi perfeita. Nunca vi o oceano tão calmo. Em mau tempo de nevoeiro na manhã de sexta-feira, das 7h às 11h. Soberbo dia ensolarado claro depois. Levantei-me às 11, li durante algum tempo no convés, e por volta das 12h30, fui ao escritório do Purser e peguei o pacote de joias e dinheiro; $500 em ouro. Fui para a minha cabine, pendurei o pingente de diamante e pérola no pescoço, também o anel de noivado e o anel de esmeralda. Fixei o grande broche de diamante dentro do bolso do meu casaco e, antes de sair da cabine, destranquei a bolsa de lona que tinha o meu colete salva-vidas. Coloquei o ouro de US $ 500 no bolso das calças e depois desci para almoçar! Enquanto estava à mesa, tive uma sensação mais intensa, nervosa, que veio sobre mim, e levantei-me e saí sem terminar o almoço. Caminhando de volta para o lado estibordo sou surpreendido por uma faixa branco-esverdeada na água. Era o torpedo.

Fiquei sem pinta de sangue. Um momento depois, uma explosão estonteante sacudiu o navio e enviou uma enorme coluna de água duas vezes mais alta que o navio; água do mar, carvão, lascas de madeira, desceram sobre nossas cabeças. Fui esmagado contra a borda lateral do navio, e todo encharcado. Corri de volta e, quando cheguei à entrada principal com o navio bem alinhado a estibordo, fiquei com medo de entrar na minha cabine, pois achava que ela estava a afundar. Tirei os sapatos e deitei fora o meu casaco com o livro e o chapéu. Peguei no colete salva-vidas e coloquei-o. A essa altura, a água estava a chegar ao convés. Um oficial me chamou da ponte para subir, mas eu balancei a cabeça. Levantei-me no trilho e, quando a água subiu até o convés, atirei-me ao mar e nadei para longe do navio o máximo possível.

 Dwight Carlton Harris viu tudo o que aconteceu. O primeiro bote salva-vidas, que já estava na água, tinha apenas dois marinheiros nele quando o chamaram para nadar até lá. Mas ele não foi. O segundo barco estava suspenso e pendurado em linha reta com as cordas encravadas. O terceiro e o quarto barcos estavam lotados de pessoas e em segurança. O quinto barco também não correu bem, inclinou-se quando começaram a baixá-lo, e todos caíram. O sexto barco desceu em segurança. A ponte do capitão estava nivelada com a água, e a popa subiu rapidamente, e o navio mergulhou para a frente. Então, uma grande bolha branca-esverdeada e turbulenta se formou. A massa humana lutava no meio dos destroços, enquanto o navio se afundava.

A bolha ficou cada vez maior, tendo chegado a vinte metros dele com os destroços. Ao aproximar-me de um barco virado ouviu um rapazinho gritar por seu pai. Nadou até ele; disse-lhe para não chorar e agarrar o seu colarinho, o que ele fez. Com os membros entorpecidos do frio, conseguiu chegar ao barco virado. Depois, por sorte, marinheiros de salvamento vieram e os levaram num bote salva-vidas danificado. Avistaram um veleiro. Mas um dos botes salva-vidas intactos chegou ao veleiro antes deles, colocando pessoas a bordo e depois dando a volta. Finalmente foram recolhidos depois de terem estado na jangada danificada uma hora.

Sábado de manhã, levantei-me às 8 e saí e comprei um jogo de roupas secas. Comprei uma camisa, pijama, meias e boné na noite em que fui salvo. Um fato azul, e uma camisa macia e gola, e uma capa de chuva. Enquanto eu estava me adaptando, um jovem americano de cerca de 18 anos entrou na loja; disse que queria algumas roupas. O lojista perguntou se ele tinha algum dinheiro e, quando ele disse que não, disse que nada feito. Então eu aprontei-me a ajudá-lo e disse ao lojista para encaixá-lo, o que ele fez. Nunca vi ninguém tão grato. Ele tinha uma expressão tão horrível em seu rosto, eu nunca vou esquecer. Perguntei se ele tinha batido no rosto, mas ele disse que não, e então percebi que ele deve ter perdido alguém. Perguntei-lhe, e ele disse que era a mãe dele. Coitado, agradeço a Deus que você não estava comigo. Cheguei a Dublin no comboio das 15h e estou na cama desde que cheguei, totalmente acabado. Eu tive o médico ontem - eu estou bem da cabeça aos pés. Mas meus pés estão muito doridos. Eu tive um golpe no meu pé direito, e parecia ontem como se estivesse um pouco envenenado. Fo por isso que mandei ontem chamar o médico. Ele tratou, e já parece muito melhor. Vou a Londres esta noite. O comboio sai às 8h10 e chegarei lá às 6h da manhã. A travessia de barco, que eu temo, é de apenas 2 horas e 40 minutos.


Sem comentários:

Enviar um comentário