quinta-feira, 20 de maio de 2021

O pendor monástico da escrita e as garantias de anonimato


A moral desta história serve de prolegómenos de um outro ensaio que virá a seguir. Pensar e escrever são trabalhos solitários. Mas nesta altura do grande salto tecnológico para o digital, que nos permite aceder a uma gigantesca biblioteca de dados sem termos necessidade de sair de casa, o trabalho de pensar e escrever passou a ser, paradoxalmente, menos solitário. Não vale a pena estender-me a explanar isto. Por muitas críticas que possam ser feitas ao facto de hoje podermos ter no nosso computador milhares de e-books, ou seja, livros em formato digital, a verdade é que isto dá mesmo muito jeito. Nada é perfeito, ao ponto de uma nova tecnologia trazer sempre coisas boas e coisas más. Temos de continuar a aprender a viver com isso. Tudo tem ao mesmo tempo vantagens e desvantagens.

Esta crónica vem na sequência da leitura de uma tragédia que aconteceu a uma autora que viu a sua biblioteca de casa, com milhares de livros, ser reduzida a fumo no incêndio provocado por um raio que atingiu a sua casa, no meio de uma tempestade de trovoada, que de um momento para o outro ficou em cinzas. Nesse incêndio, para além de ter perdido milhares de livros, também perdeu o manuscrito do seu trabalho de investigação, levado a cabo durante dez anos em regime monástico, que a sua editora aguardava com impaciência para que finalmente fosse publicado. É impossível imaginar em que estado ficaríamos se tal coisa tivesse acontecido connosco. Esta tragédia aconteceu numa altura em que a autora ainda não tinha sido seduzida pelas novas tecnologias que lhe teriam facultado a possibilidade de ter guardado os seus ficheiros na "nuvem".

Mas na verdade, não se tendo deixado abater pelo infortúnio, rapidamente se adaptou às novas tecnologias. 
A sua genética pode ter ajudado. Assim como os traços de personalidade. Mas a experiência de vida já acumulada, e é claro, não despiciendo, a generosidade de colegas que contribuíram para o seu trabalho, e que a autora não se eximiu a agradecer-lhes do fundo do coração, conseguiu voltar a pôr de pé a sua obra ao fim de apenas um ano. Autênticos investigadores, cuja razão da sua atividade só faz sentido quando partilhada. Nomeadamente, fez questão de salientar que nunca esqueceria a dádiva de um colega extraordinário e ativista pró-privacidade. Por ironia, e a ironia é também uma lição para a vida, o trabalho consistia em mostrar os perigos desta atual deriva capitalista digital por via da inteligência artificial. Mas, por outro lado, sem a sua nova biblioteca digital, apesar de todas as suas potencialidades, a autora não teria sido capaz de vencer todos os obstáculos.

Uma ideia feita, muito gasta, é a de que as pessoas que gostam de passar uma boa parte do seu tempo sozinhas são pessoas estranhas e com problemas. Ora, nada mais errado. Geralmente essas pessoas são as que possuem uma mente forte, não temendo a austeridade no que diz respeito aos contactos intersociais de festas e diversões. Muito menos multidões. A verdade, é que, na maior parte das vezes, a perspetiva que predomina é aquela que desconfia de gente que gosta de estar sozinha como algo pernicioso. Nem sempre pessoas solitárias, com pendor monástico, são pessoas com problemas sociais. Tempo a sós, é realmente mais virtuoso do que se possa pensar. Significa que estamos confortáveis connosco mesmos, e que gostamos da nossa própria companhia. É uma coisa ótima, e pode ser um sinal de saúde mental, saber tirar partido do tempo a sós.

Portanto, não é nenhum problema para essas pessoas passarem mais tempo sozinhas do que acompanhadas. Não tem nada a ver com a solidão conotada como um problema social. Até porque, as pessoas que sofrem de verdadeira solidão, sofrem da mesma solidão quando estão rodeadas de outras pessoas, ainda que alegres e barulhentas. A solidão não é sobre estar-se sozinho. A solidão é um vazio interior, e não exterior, porque é independente de as pessoas viverem sozinhas ou acompanhadas.


Sem comentários:

Enviar um comentário