sábado, 6 de abril de 2024

Extremistas e moderados



Extremistas e moderados opõem-se num espectro de opiniões e comportamentos. Os extremistas tendem a adotar posições radicais e inflexíveis, muitas vezes recorrendo à violência ou à exclusão de quem discorda de suas ideias. Enquanto isso, os moderados buscam um equilíbrio que geralmente estão abertos ao diálogo e à negociação. Mas q
uando as tensões e os ressentimentos entre grupos étnicos, religiosos, culturais e políticos se intensificam, está criado o clima propício para o conflito, que em muitos casos termina em guerra.

Por conseguinte é crucial a promoção do entendimento mútuo, a tolerância e a resolução pacífica de conflitos para evitar que se instale o ódio, que por sua vez vai dar origem à violência. Daí ser necessário evitar dentro de cada país o ódio entre partidos políticos. Embora a discordância e o debate político sejam naturais numa democracia saudável, o ódio e a hostilidade exacerbados podem levar a uma polarização prejudicial, dificultando a cooperação para uma boa governação. É essencial promover o diálogo construtivo, o respeito mútuo e o compromisso para encontrar soluções que beneficiem a sociedade como um todo. Mas hoje vivem-se tempos distópicos, entre uma revolução científica e tecnológica que assusta, e uma dissolução de certos princípios éticos que faz lembrar a barbárie de outros tempos. Repare-se na seguinte descrição de um cientista "freelancer" dos Estados Unidos da América: 
Hoje, na América, quem quiser editar genes num laboratório, pode comprar Cas9 na internet. Pode, inclusivamente, comprar os ARN-guias. O site da IDT disponibiliza kits preparados para serem inseridos em células humanas a partir de 95 dólares. Por exemplo: prepara-se um pouco de Cas9 com um ARN-guia criado para eliminar o gene de bactéria (um trecho de ADN) que resiste ao antibiótico ampicilina. Com pipetas, um pedaço de ADN é incubado com a enzima Cas9 e depois o ARN é guiado de modo a cortá-lo na posição desejada. É adicionado um corante que ajuda a visualizar os resultados pela técnica da eletroforese em gel que separa as moléculas de ADN de tamanhos distintos. A impressão daí resultante revela bandas em diferentes pontos ao longo do gel, indicando como eles foram cortados pelo Cas9.
Eu vejo a pessoa humana como um ser corpóreo inserido na sociedade, a qual dita mais ou menos o seu destino conforme a hierarquização de dois valores: justiça e liberdade. E assim se definem as suas circunstâncias conforme a sociedade é mais liberal, mas menos justa; ou mais comunitária, mas mais justa. Há um aspeto que é real: a Federação Russa confronta-se com alguns casos de reivindicação de autonomia política por parte de minorias com autoria de atentados terroristas. A questão que se levanta é se atos terroristas têm cabimento na conceção da guerra justa. O princípio da autodeterminação é compatível com a reivindicação de uma guerra justa?

Os países surgiram historicamente como formas de organização política e administrativa que ajudam a organizar territórios, otimizar os recursos e gerir as populações sob uma estrutura de governo, serviços e leis que regulam as relações entre pessoas e entidades. Ao longo da história, os países surgiram como uma maneira de estabelecer fronteiras. Isso muitas vezes ocorreu para proteger grupos de pessoas da escravidão, da conquista ou da exploração por parte de outros grupos. Os países fornecem uma estrutura legal e política para garantir direitos e proteções aos seus cidadãos.

É correto dizer que um partido político é do "centro" se ele adota uma posição ideológica que busca equilibrar elementos da esquerda e da direita, promovendo políticas moderadas e pragmáticas. Alguns partidos políticos são explicitamente identificados como de centro devido às suas plataformas e agendas políticas. Alguns exemplos de partidos políticos do centro ao redor do mundo incluem: o Partido Democrata nos Estados Unidos; o Partido Liberal no Canadá; o Partido Democrático Liberal no Japão; o Partido Democrata na Itália; o Partido Social Democrata na Alemanha; o Partido Democrata Cristão na Holanda; o Partido Democrata Cristão na Noruega. Esses são apenas alguns exemplos e a classificação dos partidos como do centro pode variar dependendo do contexto político e das ideologias predominantes em cada país.

A sociedade se fortalece na solidariedade. Uma sociedade é mais saudável e mais justa quando é ao mesmo tempo pluralista e cultiva valores compartilhados de liberdades individuais e direitos civis. Há, contudo, um certo pensamento designado por relativista, uma espécie de dogma em que o indivíduo é independente e livre de compromissos para com a restante sociedade. Mas um outro pensamento chamado comunitarismo, que cria melhores sociedades do que o liberalismo. Mais ainda em tempos de guerra, o Estado não pode abster-se e ser neutro em relação a certos pilares essenciais à coesão social.
Uma coisa é: a esquerda criticar a Primavera por granizar os cravos em abril. Outra coisa é chegar a casa, depois de ter colocado no prego o serviço da Companhia das Índias, e dizer aos filhos que comam a sardinha diretamente da lata, porque é um dia a menos para a fome, não importa serem ricos, um dia em que se não come é um dia a menos para a morte. Há sempre um dia em que voltaremos a ser apenas pó das estrelas. Afinal, isso vem escrito na Bíblia, graças a Todos os Santos pelo terramoto de Lisboa. Hoje é comummente aceite que os autos-de-fé não impedem os terramotos. Em abono da verdade, o que mais lhes resta? Os filhos em casa precisam de comer.
A extrema-direita muitas vezes usa memes apocalípticos para promover a sua agenda e espalhar desinformação. Esses memes podem retratar visões extremistas sobre temas como imigração, mudanças climáticas, globalização e outras questões sociais e políticas. Eles são projetados para instigar medo, raiva e divisão, muitas vezes distorcendo factos ou simplificando questões complexas para promover uma narrativa específica.

O termo "Ocidente político" geralmente se refere às nações e regiões do mundo que compartilham sistemas políticos democráticos, valores liberais, estado de direito e economias de mercado. Isso inclui grande parte da Europa, América do Norte e algumas partes da Oceania. Esses países tendem a ter sistemas políticos mais abertos e pluralistas em comparação com outras partes do mundo. Enquanto ideia, o Ocidente é, portanto, o produto de cinco revoluções que ocorreram nos últimos dois milénios. Veja-se, por exemplo, o que se está a passar no norte de Moçambique com as atrocidades do denominado “Estado Islâmico”. Ou noutras zonas de África com a Rússia, por procuração, através do grupo Wagner.

Os princípios a serem respeitados no contrato social entre partidos políticos podem incluir transparência, democracia interna, respeito à diversidade de opiniões, compromisso com o bem comum, prestação de contas aos eleitores e comprometimento com os valores democráticos e constitucionais do país. O contrato social é uma teoria política que aborda como as pessoas concordam em viver em sociedade e estabelecer regras e governo. A tolerância é um princípio que promove o respeito e aceitação das diferenças entre os membros dessa sociedade, garantindo a convivência pacífica e o respeito aos direitos individuais. Em muitas teorias políticas, a tolerância é vista como uma parte essencial do contrato social, pois permite que pessoas com diferentes crenças e valores coexistam em harmonia dentro de uma sociedade.

Um compromisso entre instituições e eleitorado é essencial para uma democracia saudável. Isso envolve instituições governamentais atuando de forma responsável, transparente e representativa, enquanto o eleitorado participa ativamente no processo político, exercendo seus direitos e responsabilidades de forma informada e engajada. Esse compromisso pode ser alcançado através de eleições justas, prestação de contas, transparência nas decisões políticas e diálogo constante entre representantes e cidadãos. Para além de possíveis erros táticos, os governantes não podem perder de vista os princípios da justiça. E por maioria de razão, tratando-se o governo da instituição mais efetiva na vida das pessoas, o seu exemplo não pode deixar de estar alinhado com o que uma sociedade justa exige.

Ora, sendo o bem comum o maior bem, os agentes deviam sobrepor planos racionais aos planos dos desejos e das ideologias para alinharem este bem com os princípios da justiça. E neste caso, é justo que o resultado final menos desejável dos votos dos eleitores, ainda que cegados pelo véu de ignorância, mas sem ter resultado de manobras fraudulentas, tem de ser respeitado. 
Existem várias razões pelas quais as pessoas podem acreditar nas declarações de Donald Trump, mesmo que sejam falsas. Algumas pessoas podem identificar-se ideologicamente com ele e, portanto, estar inclinadas a aceitar as suas afirmações. Além disso, a repetição frequente de certas declarações pode fazer com que pareçam mais verdadeiras, mesmo que não sejam. Também pode haver uma falta de acesso a fontes de informação confiáveis, levando as pessoas a confiarem no que ele diz.

Em política, o mal muitas vezes prevalece sobre o bem devido a uma série de fatores complexos, como interesses pessoais, poder, corrupção e manipulação das massas. Oportunidades de corrupção, falta de transparência e a capacidade de manipular informações são algumas das razões pelas quais o mal pode ter uma vantagem. Além disso, as pessoas nem sempre têm acesso a informações precisas ou são facilmente influenciadas por discursos emocionais e promessas vazias. A visão hobbesiana da natureza humana tende a ser pessimista, caracterizada pela ideia de que os seres humanos são inerentemente egoístas, competitivos e propensos à violência. Thomas Hobbes, um filósofo político do século XVII, argumentava que, na ausência de um governo forte para impor ordem e segurança, a vida dos indivíduos seria "solitária, pobre, sórdida, brutal e curta". Essa perspetiva pessimista sobre a natureza humana fundamentou a defesa do contrato social e da necessidade de um Estado forte para garantir a paz e a estabilidade.

A questão da natureza humana é debatida há séculos. Alguns argumentam que os seres humanos têm uma tendência inata para o mal, enquanto outros defendem que há uma inclinação para o bem. Na realidade, é uma combinação complexa de ambos, e o comportamento humano é influenciado por uma variedade de fatores, incluindo genética, ambiente, cultura e experiências pessoais.

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