quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Karahan Tepe





Karahan Tepe é um outro sítio arqueológico da província de Sanliurfa, a cerca de 35 quilómetros a leste de Gobekli Tepe e da cidade de Sanliurfa, e perto de Yagmurlu. Foi descoberto em 1997, cujas escavações foram intensificadas em 2019. Faz parte do projeto Göbekli Tepe Culture and Karahan Tepe Excavations, e as pesquisas foram iniciadas há dois anos pela Universidade de Istambul. A área é conhecida como "Keçilitepe" pela população local. Karahan Tepe mostra como os homens do Neolítico passaram de caçadores-coletores a sedentários.




Construções circulares, algumas com pilares em forma de T e numa delas uma cabeça de homem esculpida no calcário, com 11 falos à sua frente. São templos, mas também edifícios domésticos do tempo do Neolítico. O arqueólogo e professor no Departamento de Pré-História da Universidade de Istambul admite: "Não sabemos quanto tempo os edifícios viviam, mas quando deixavam de ter função, eram enterrados". Encontramos uma rede de habitações em torno de um local de culto. No centro da área escavada fica uma grande sala circular.




Sanliurfa, frequentemente chamada simplesmente Urfa, situa-se na região histórica da Alta Mesopotâmia que fazia parte da Síria. O rio Eufrates passa a pouco mais de 50 km a norte, noroeste e oeste de Sanliurfa. Na Antiguidade Clássica foi conhecida como Edessa, nome dado pelos Selêucidas e que se estendeu até ao período otomano. Colónia romana, teve o nome de Colonia Aurelia Antonia Opellia Macriana e posteriormente Alexandria, embora o nome de Edessa tivesse sempre perdurado. Durante o período bizantino foi também chamada Justinópolis (Ιουστινούυπολη). Urfa - O nome oficial atual, atribuído pela Grande Assembleia Nacional da Turquia em 1984 como forma de reconhecimento da resistência local durante a guerra da independência turca, (1919–1923), significa a Gloriosa. O nome era há muito reclamado pelos membros locais do parlamento, que desejavam um título similar aos atribuídos às cidades vizinhas de Gazi ("veterana") Antep e Kahraman ("heróica") Maras.

Com o Sanliurfa Neolithic Age Research Project, as autoridades turcas pretendem investir 127 milhões de libras e esperam atrair mais turistas para esta região da Anatólia, especialmente para a cidade de dois milhões de habitantes que reza a lenda ter sido a terra onde o rei Nimrod mandou catapultar Abraão para uma pira funerária, mas Deus transformou o fogo em água e as brasas em peixes. O lago de peixes sagrados ainda hoje pode ser visitado, bem ao lado da mesquita que substituiu a igreja bizantina que marca o local onde o profeta e "pai" das três religiões monoteístas caiu. Hoje essa zona, abaixo do castelo da cidade, é um dos locais mais populares junto da população local que aí se reúne.



Museu Arqueológico de Sanliurfa

Sem comentários:

Enviar um comentário