sexta-feira, 5 de julho de 2019

A consciência em Stuart Hameroff



Hameroff depois de ter feito o estágio de Anestesiologia no Centro Médico de Tucson, Arizona, em 1973, passou toda a sua carreira na Universidade do Arizona, dedicado ao estudo da consciência, especulando que o problema da consciência poderia ser elucidado através da compreensão das operações dos microtúbulos nas células cerebrais, ao nível molecular e supramolecular. Os componentes do citoesqueleto subneuronal poderiam ser as unidades básicas de processamento, em vez dos próprios neurónios. Inicialmente preocupou-se principalmente com o processamento de informações na consciência secundária.

Entretanto, ao tomar cohecimento das hipóteses de Penrose, tratou de estabelecer com ele uma certa aproximação de ideias, apesar de ter conhecimento das críticas de filósofos e neurocientistas amplamente difundidas nos meios científicos publicados. Os dois se reuniram em 1992, e Hameroff sugeriu que os microtúbulos eram um bom local para um mecanismo quântico no cérebro. Penrose estava interessado nas características matemáticas da estrutura do microtubulo, e ao longo dos dois anos seguintes os dois colaboraram na formulação do modelo de consciência. Após esta colaboração, Penrose publicou em 1994 o seu segundo livro à volta da consciência, com o título “Sombras da mente”. Em 2014 a coerência quântica nos microtubulos foi encontrada por Anirban Bandyopadhyay.

A mecânica quântica estabelece que a matéria pode estar em mais de um estado físico ao mesmo tempo - pense, por exemplo, em uma "moeda quântica", que seria capaz de dar cara e coroa ao mesmo tempo. Esse estado "misto", chamado de estado de superposição, é bem conhecido dos físicos, e funciona muito bem em objetos pequenos, como por exemplo os eletrões. Mas sistemas físicos maiores e mais complexos - qubits, por exemplo - parecem estar em um estado físico consistente porque interagem e se "entrelaçam" com outros objetos em seu ambiente. Este entrelaçamento - há quem prefira emaranhamento - faz com que esses objetos mais complexos "decaiam" para um único estado - cara ou coroa, por exemplo. É este processo de quebra da "mágica quântica" que os físicos chamam de decoerência. A decoerência é uma espécie de ruído, ou interferência, atrapalhando as subtis inter-relações entre as partículas quânticas. Quando ela entra em cena, a partícula que estava no ponto A e no ponto B ao mesmo tempo, subitamente passa a estar no ponto A ou no ponto B.

Hameroff era o organizador principal dos encontros da consciência em Tucson. Em 1994 reuniu aproximadamente 300 pessoas interessadas em estudos de consciência, entre os quais David Chalmers, Christof Koch, Roger Penrose, Bernard Baars e Benjamin Libet. Pesquisadores de várias disciplinas juntas levou a várias sinergias úteis, resultando indiretamente, por exemplo, na formação da “Associação para o estudo científico da consciência”, e mais diretamente na criação do “Centro para estudos da consciência na Universidade do Arizona”, sendo Hameroff o diretor. O centro de estudos da consciência organiza reuniões sobre o estudo da consciência a cada dois anos, bem como patrocinando seminários sobre a teoria da consciência.

Numa entrevista Stuart Hameroff discorre sobre vários aspetos controversos sobre o lugar da consciência e o seu papel no universo:
Em relação aos relatos de experiências fora do corpo e de quase morte diz É possível que essas atividades cerebrais do fim da vida possam ser a consciência deixando o corpo, por assim dizer. Certamente, nas experiências fora do corpo, essa possibilidade é levantada. Perguntado se é possível que a consciência possa existir fora do cérebro no caso em que o cérebro parou de ser irrigado e o coração parou e assim por diante – Acho que não podemos descartar isso. Acho que é possível porque no modelo que Penrose e eu desenvolvemos, uma vez que a consciência está acontecendo, parece-nos no nível da geometria do espaço-tempo. Quando o cérebro pára de funcionar, parte dessa informação quântica pode não ser perdida, dissipada ou destruída, mas poderia persistir de alguma forma neste nível fundamental de geometria do espaço-tempo que parece não ser local, mas algo como repetição holográfica.

Eu fui entrevistado algumas vezes recentemente sobre casos de reencarnação onde a evidência era bem convincente. Não há como, por exemplo, uma criança saber detalhes sobre um piloto da Segunda Guerra Mundial que morreu 40 anos antes em todo o mundo, mas sabia coisas que eram chocantemente reveladoras. Claro que há relatos infindáveis ​​desse tipo de coisas. A consciência não se dissipa, mas permanece unida por emaranhamento. Assim, a personalidade, a consciência, a memória e a alma de um indivíduo, se quiserem, podem ser enredadas num sentido quântico e persistir como flutuações na escala de tempo do universo. Isso poderia acontecer. Eu não estou dizendo que sim. Eu não reivindico nenhuma evidência, mas é uma possibilidade. É uma possibilidade científica. Eu acho que poderia ser em algum sentido, mas eu acho que é uma possibilidade lógica e pode acontecer cientificamente. De qualquer modo, não temos as ferramentas científicas para medir a mente ou a consciência gravada nos centros de cérebro.

Perguntado se a consciência é um continuum ou é uma sequência de eventos discretos Eu acho que há muitas evidências de que a consciência é uma sequência de eventos discretos. Parece contínuo, mas como se vemos um filme ou um vídeo parece contínuo, mas na verdade é uma sequência de quadros discretos. Há muito conhecimento sobre o facto de que quando você está animado, digamos, por exemplo num acidente de automóvel, ou na queda de um avião. O mundo exterior desacelera. Michael Jordan, quando perguntado por que ele é tão bom jogador de basquete diz: "Quando estou a jogar a defesa está em câmara lenta." Isso significa que, em estados alterados, quando estamos excitados ou iluminados, o mundo exterior, em seguida, parece mais lento para nós, porque na verdade estamos indo mais rápido e tendo mais momentos conscientes por segundo. Isso significa que o mundo exterior está indo à sua taxa normal, mas parece mais lento. Isso é consistente com muita fenomenologia. Quando você meditar, isso acontece. Eu acho que quando você vai para uma frequência mais alta de momentos conscientes por segundo, o mundo lá fora parece mais lento.

Sem comentários:

Enviar um comentário