terça-feira, 27 de outubro de 2020

O burro dos Democratas e o elefante dos Republicanos



Nos Estados Unidos da América há mais partidos do que o Partido Republicano e o Partido Democrata. Mas estes dois partidos monopolizam há muitos anos o espetro eleitoral na contenda democrática. Na década de 1870, e por via do seu lugar primordial na vida política americana, o Partido Republicano foi alcunhado de Grand Old Party. Desde então a sigla GOP é utilizada com frequência para designar os Republicanos. Também na mesma época o cartoonista Thomas Nast representava o Partido Republicano como um poderoso elefante que tudo destruía à sua passagem – sublinhando assim a sua hegemonia no quadro político dos EUA. O elefante é hoje o símbolo dos Republicanos, embora o partido nunca o tenha reconhecido oficialmente. 

Os Democratas também têm um símbolo, que é o burro. Em 1837, Andrew Jackson surgiu num cartoon de um jornal montado num burro, a representar o Partido Democrata. E isto porque os adversários de Andrew Jackson dirigiam-lhe fortes ataques pessoais tratando-o por Jackass. Ora, Jackass é o nome que se dá ao animal - "burro". Durante a década de 1870, o mesmo cartoonista, Thomas Nast, foi buscar este episódio e recuperou a imagem do burro para o identificar com os Democratas. Embora o Partido Democrata também nunca tenha reconhecido oficialmente esse símbolo, a verdade é que hoje o símbolo de facto do Partido Democrata é o burro.

Porque se realizam as eleições sempre a uma terça-feira de novembro?

É uma tradição que nos dias de hoje já não faz sentido, mas que os americanos são muito ciosos das regras fundacionais, são. Esta regra remonta a uma lei de 1845: a terça-feira seguinte à primeira segunda feira de mês de novembro. Isto era para não colidir com os procedimentos judiciais nos tribunais dos condados, que eram sagrados. Por outro lado, era à terça porque num século predominantemente rural, os eleitores poderiam ter de percorrer grandes distâncias até chegarem às mesas de voto, e aí exercerem o seu direito. E ao domingo nunca poderia ser, porque o domingo era um exclusivo dos serviços religiosos. E ainda, o mês de novembro também obedecia a uma condicionante rural, ou agrária, senão vejamos: não se fazendo sentir ainda os rigores do inverno no hemisfério norte, os agricultores também já não tinham nada para fazer, pois as colheitas já estavam guardadas nos celeiros, não havendo desculpas para não ir votar. E assim, a tradição e a lei mantiveram-se inalteradas.

O Partido Republicano foi fundado em 1854. Em 1860 Abraham Lincoln, o candidato Republicano, obteve um apoio esmagador em todos os Estados do Norte e do Midwest, conquistando a Presidência. Mas o candidato Democrata, Breckinridge, venceu em onze Estados do Sul. Ora, os Estados Sulistas, reagindo à eleição de um Presidente abolicionista, em 1861 deixaram a União, formando os Estados Confederados da América. Esta decisão foi o gatilho da sangrenta guerra civil.

O Norte e o Sul dos Estados Unidos da América sempre tiveram características culturais, sociais e económicas distintas. O Norte mais urbano e industrial; o Sul, mais agrícola e esclavagista, conservava um modo de vida predominantemente rural. O Partido Democrata, no século XIX, viu-se refém dos grandes proprietários de terras e de escravos do Sul, acabando por se ver conotado com as tradições sulistas e a preservação da escravatura.

Sem comentários:

Enviar um comentário