terça-feira, 16 de novembro de 2021

Os deslumbrantes países da Oceania



Tuvalu - O País menos visitado do mundo

Os 14 países da Oceania, apresentados por ordem decrescente de população, por aproximação, são:

Austrália – Camberra; 25 milhões
Papua Nova Guiné – Port Moresby; 7 milhões
Nova Zelândia – Wellington; 5 milhões
Fiji – Suva; 1 milhão
Ilhas Salomão – Honiara; 600 mil
Samoa – Apia; 180 mil
Kiribati – Tawara do Sul; 120 mil
Estados Federados da Micronésia – Palikir; 113 mil
Vanuatu – Port Vila; 275 mil
Tonga – Nuku'alofa; 101 mil
Ilhas Marshal – Majuro; 70 mil
Palau – Ngerulmud; 21 mil
Tuvalu – Funafuti; 12 mil
Nauru – Yaren; 11 mil

Todos juntos, constituem cerca de dez mil ilhas espalhadas pelo Oceano Pacífico, abrangendo uma área de aproximadamente 8,9 milhões de km2. Esse continente, ainda assim o mais pequeno, é constituído por grupos de ilhas, o maior país é a Austrália e o menor país da Oceania é Nauru, com apenas 20 km2.

Conhecidos também como Novíssimo Mundo, devido ao seu “descobrimento” ter ocorrido após a chegada dos europeus à América, chamada de Novo Mundo, os países da Oceania atraem milhares de turistas pelas suas deslumbrantes paisagens naturais. Esses países estão situados entre os oceanos Pacífico e Índico.

Ao todo, a Oceania possui 14 países e cerca de 22 dependências administradas por nações de outros continentes, não havendo entre esses territórios nenhuma fronteira terrestre. Nessas 14 nações, vivem, aproximadamente, 40 milhões de habitantes que falam diversas línguas, como castelhano, fidjiano, francês, bislamá, indonésio, inglês, maori, entre outras. A Oceania, por ser constituída por um grande número de ilhas, foi dividida em quatro regiões, a fim de facilitar as referências sobre cada território.

1) Australásia - Abarca os territórios de países como a Austrália, Nova Zelândia e Nova Guiné, que são as maiores ilhas, e também ilhas nas regiões próximas à Indonésia.

2) Melanésia - Significando “ilhas negras”, abarca os territórios das Ilhas Molucas, Nova Guiné, Vanuatu, Ilhas Salomão, Fiji, entre outros, localizados a nordeste e a leste da Austrália.

3) Micronésia - Abarca os territórios Ilhas Marshall, Kiribati, Palau, Estados da Micronésia e Nauru. Nessa região há dependências dos Estados Unidos localizadas ao norte da Melanésia.

4) Polinésia - Abarca os territórios das ilhas situadas ao sul do Oceano Pacífico, bem como as áreas de Samoa, Tonga e Tuvalu.

De modo geral, a maioria das ilhas que compõem a Oceania é originária de atividades vulcânicas e de tamanhos variáveis. Os territórios apresentam características distintas, havendo algumas regiões montanhosas e outras de relevo plano. É possível encontrar áreas em que predomina o deserto e a savana. O clima também é diversificado, podendo ser encontradas, ao longo do continente, áreas de clima árido e semiárido, subtropical e tropical. Os países foram colonizados principalmente pelos britânicos, que ainda possuem territórios no continente. A Austrália foi incorporada em 1770, e a Nova Zelândia, por volta de 1840.




Tuvalu foi notícia há dias aquando da cimeira do clima (COP26) em que o ministro fez o seu discurso para a cimeira dentro de água a dar-lhe pela cintura, e alertando que o seu país está em risco de ficar submerso devido à subida das águas secundária ao degelo do aquecimento global. Imagens de Simon Kofe, de fato e gravata, de pé num estrado montado no mar e com as calças arregaçadas, foram amplamente partilhadas nos meios de comunicação social, chamando a atenção para a luta de Tuvalu contra a subida do nível do mar.

Sem comentários:

Enviar um comentário