quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Ações feiamente atrozes


As notícias de crimes, que leio no rodapé, que correm incessantemente nos canais noticiosos da TV não ficam nada atrás do catálogo de crueldades inenarrável da mitologia clássica. 
Um turista norte-americano morreu e outro ficou ferido durante uma tentativa de assalto esta quarta-feira de madrugada em Cascais, disse à Lusa fonte do Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da Polícia de Segurança Pública (PSP). "Um dos jovens faleceu no local e o outro sofreu ferimentos na face e braços, tendo sido transportado ao hospital", adiantou a mesma fonte, indicando que o alerta para a ocorrência, junto à igreja dos Navegantes, foi dado às 3h16. O corpo foi encontrado junto a uma árvore, deitado de barriga para cima. Ao ser virado, verificou-se que o homem tinha sido esfaqueado várias vezes nas costas, apurou a SIC.


Medeia massacra os filhos para vingar-se do marido traidor. Tântalo cozinha o seu filho Pélope e apresenta-o num banquete aos deuses para testar a sua perspicácia. Agamémnon não hesita em sacrificar a sua filha Ifigénia para propiciar os deuses. Atreu oferece a carne dos filhos ao irmão Tieste. Egisto mata Agamémnon para roubar a esposa Clitemnestra que será assassinado por seu filho Orestes. Saturno devora o seu filho…


Saturno devorando o filho
Goya - 1819/23
Museu do Prado - Madrid

É um mundo dominado pelo mal onde seres belíssimos praticam ações feiamente atrozes. O mundo grego estava obcecado não só com o belo, mas também com o feio. Era a oposição necessária entre Apolo & Dionísio. Há zonas subterrâneas onde se praticam os Mistérios. E os Heróis.

Sem comentários:

Enviar um comentário