sexta-feira, 2 de abril de 2021

Bruaás e Hossanas


Dizem as Escrituras e reza a lenda que Jesus Cristo foi triunfalmente aclamado no domingo passado pelo povo cantando hossanas quando chegou a Jerusalém, montado num jumento, e hoje foi julgado. Em tempo de Pessah, ou Páscoa judaica, que recorda a saída dos judeus do Egito. Jesus foi trocado por um ladrão, Barrabás (literalmente, filho do pai), que há quem sustente ser um revolucionário contra a ocupação romana. Neste preciso momento, em Braga, são 3 da tarde, ouço um estrondo do rebentamento de um só foguete. Vou à janela e vejo uma transeunte a passar, e pergunto: “O que foi?” “Morreu Jesus”, disse ela.

É melhor começar do princípio. A Pessah, que significa passagem, celebra a libertação do povo hebreu do Egito. Mas ainda antes disso, o Senhor diz a Abraão, um pastor nómada da Mesopotâmia: “Deixa o teu país, a tua família e a casa de teu pai e parte para o país que te indicarei." Abraão instala-se em Siquém, e mais tarde são conduzidos para o Egito. Aqui o faraó redu-los à escravatura. E é então que no tempo de Moisés, por volta do século XIV antes de Cristo, fogem entrando pelo Sinai. Há quem diga que os seguidores de Moisés eram os fiéis a Akhenaton, o faraó que instaurou o culto de Aton, o Deus único.

Moisés encontrara a sarça ardente que lhe dera indicações da Terra Prometida e de como guiar o povo até essa terra de leite e mel. A saída faz-se ordenada, mas depois o faraó decide ir atrás deles. É quando as águas do mar Vermelho deixam passar os fugitivos, no local onde hoje passa o canal do Suez. Depois disso, Moisés recebe as Tábuas da Lei no monte Sinai, mas o povo errante anda 40 anos pelo deserto até se instalar na Palestina. Por volta do século X antes de Cristo edificam-se reinos, nomeadamente os de Saul, de David e de Salomão. Capital em Jerusalém, constroem um majestoso santuário – o Templo de Jerusalém, que em 597 antes de Cristo é destruído pelo babilónio Nabucodonosor. Hebreus são levados para o Cativeiro de Babilónia, que no reinado de Ciro, 60 anos depois, são autorizados a regressar à Palestina. Aí chegados, reconstroem o Templo em Jerusalém. Até que chegam os Romanos e conquistam a Palestina, cem anos antes de Cristo. Nessa altura já ouvimos falar em judeus por todos os centros mercantis do Mediterrâneo de lés a lés. Um terço da população de Alexandria são judeus. E em 70 depois de Cristo ter nascido, os judeus revoltam-se contra Roma. Tito, não está com meias medidas, arrasa Jerusalém, e os judeus desaparecem daqui. Nesta altura já Jesus de Nazaré tinha morrido há 40 anos, mais coisa menos coisa.

Sem comentários:

Enviar um comentário