sexta-feira, 23 de abril de 2021

Todos pagam para jogar

 



Everybody Pays – é a música nº 7 do 4º álbum de estúdio de Mark Knopfler a solo – Shangri-La, 2004.

O nome Shangri-La aparece pela primeira vez num romance de James Hilton, “Lost Horizon”, 1933, um vale místico e harmonioso guardado por um mosteiro budista no extremo oeste das Montanhas Cunlum que se estendem ao longo da fronteira ocidental da China ao lado da cordilheira do Pamir e fronteira norte do Tibete. A palavra, é provavelmente de origem tibetana, e tornou-se sinónimo de qualquer paraíso terrestre, particularmente uma mítica utopia do Himalaia – uma terra eternamente feliz, isolada do mundo. No romance, as pessoas que vivem em Shangri-La são quase imortais, vivendo centenas de anos além da vida normal e apenas envelhecendo muito lentamente na aparência. Nas antigas escrituras tibetanas a existência de sete desses lugares, referidos como Nghe-Beyul Khembalung, acredita-se ter sido criado por Padmasambhava no século Idílico, lugares sagrados de refúgio para budistas durante tempos de conflito. O contexto é semelhante ao do Jardim do Éden bíblico, para representar um paraíso escondido do homem moderno. Uma metáfora para a busca de algo ao longo da vida, algo evasivo, mas muito procurado. Ou para uma pessoa que passa a vida obsessivamente à procura de uma cura. Tal cura para essa pessoa pode ser Shangri-La. Ou a perfeição muito procurada. 

O atual retiro presidencial dos Estados Unidos da América, conhecido como Camp David, foi brevemente chamado de Shangri-La pelo presidente Franklin D. Roosevelt durante a Segunda Guerra Mundial. Roosevelt, perante as fabulosas vistas das montanhas circundantes, exclamou: "Shangri-la!?". O Presidente Eisenhower mais tarde mudaria o nome em homenagem ao seu neto David.

Mas o nome Shangri-La aparece com muitas outras denotações, não apenas no mundo literário: Um gay suicida em Shangri-La, de Enrique Coimbra, 2014, e-book; Perdidos em Shangri-La, de Mitcell Zuckoff, 2013, e-book. E Shangri-La ainda aparece: num barco pesqueiro afundado na Segunda Guerra Mundial; em mais 5 álbuns musicais; numa canção do Festival Eurovisão da Canção em 1988; numa banda feminina fundada na década de 1960; no Rio Grande do Sul e em Manaus. Em 2006, a União Astronómica Internacional deu à área equatorial, escura e baixa da lua de Saturno – Titã – o nome Shangri-La.

Sem comentários:

Enviar um comentário