sábado, 10 de abril de 2021

Frank Lloyd Wright



Uma referência a Frank Lloyd Wright ouvindo esta canção: So Long Frank Lloyd Wright, do álbum Bridge Over Troubled Water, 1970, de Simon & Garfunkel

Frank Lloyd Wright [1867-1959] foi um arquiteto cujo conceito central em sua obra era o da personalização, do projeto individualizado, conforme o sítio onde fosse instalado, e a sua finalidade. No início da sua carreira, trabalhou com Louis Sullivan, um dos pioneiros em arranha-céus da Escola de Chicago. Responsável por mais de mil projetos, dos quais mais de quinhentos construídos, 
Frank Lloyd Wright influenciou com as suas ideias e obras o nascimento de uma nova arquitetura. É considerado um dos arquitetos mais importantes do século XX.

Antes de se tornar um dos maiores arquitetos de todos os tempos, ele estudou engenharia por apenas dois semestres. Mas abandonou o curso e foi trabalhar para Chicago como desenhador no escritório de Silsbee, um arquiteto de renome. Tornou-se a figura chave da arquitetura orgânica, exemplificada pela Casa da Cascata, nesta foto a seguir, uma das mais famosas casas do mundo.




Um desdobramento da arquitetura moderna que se contrapunha ao International style europeu. A sua obra inclui não apenas os edifícios originais dos mais diferentes tipos: casas, templos, escolas, hotéis, museus; também os elementos a serem empregues no interior das suas construções, desde os vitrais às mobílias, para além de outros detalhes como objetos de decoração. Fallingwater house ou Casa Kaufmann (nome de família do seu primeiro proprietário) é uma residência localizada 50 milhas a sudeste de Pittsburgh, em Bear Run, na Estrada Rural 1, secção Mill Run de Stewart Township, Condado de Fayette, Estado da Pensilvânia. O edifício foi projetado em 1934. No entanto, a sua principal característica é o facto de ter sido erguido parcialmente sobre uma pequena queda de água, servindo-se dos elementos naturais ali presentes: pedras, água e vegetação, como constituintes da composição arquitetónica. Assim como em várias obras de Wright, incluiu novos materiais muitos deles ainda experimentais à época em que foram utilizados.




O proprietário era o homem de negócios Edgar Kaufmann Sr., cujo filho Edgar Jr. fora aluno de Wright em arquitetura. Foi construída no meio de um bosque, no interior de uma propriedade da família. Originalmente utilizada como residência de verão da família, a casa hoje é um museu. Em julho de 2019, a Casa da Cascata e uma seleção de outras 7 propriedades de Wright foram inscritas na lista do Património Mundial sob o título "A arquitetura do século XX de Frank Lloyd Wright".

Elogiada pela Time magazine, pouco depois da sua conclusão como "o mais belo trabalho" de Wright, também está listada na Life List de 28 lugares - "A visitar antes que seja tarde demais" - da revista Smithsonian.




Sem comentários:

Enviar um comentário