quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Eurásia





Se traçarmos uma linha reta entre a cidade mais ocidental e a cidade mais oriental deste bloco euroasiático - Lisboa e Lavrentiya - esta linha percorrerá uma extensão que grosso modo andará à volta de 12.000 Km. Ora, procurando encontrar um sítio que fique a meia distância entre os dois extremos, Nur-Sultan será a cidade mais próxima, a capital do Cazaquistão. Outro ponto interessante seria Khorgas, o ponto estratégico "Belt Road". Feitas outras contas, a distância de Lisboa a Nur-Sultan é de 6.166 Km; e de Nur-Sultan a Lavrentiya são 5.987 Km.

Eu escolhi então a capital do Cazaquistão para definir a cidade da Eurásia que marca o ponto de encontro entre uma pessoa europeia e uma asiática, se por abstração puséssemos a pessoa europeia a sair de Lisboa em direção ao centro da Eurásia e a asiática a sair de Lavrentiya. Se ambos viajassem, seguindo a linha reta marcada a vermelho no mapa, e à mesma velocidade, provavelmente iriam encontrar-se numa área próxima de Nur-Sultan, ou Kurgan.






Se olharmos para o globo da Terra vemos que há um bloco que liga o que se convencionou chamar dois continentes: Europa Ásia. Esta circunstância possui o pretexto para chamar a esta grande massa continental: Eurásia. Europa e Ásia são dois continentes apenas por razões culturais. A Europa é o berço da civilização ocidental e a Ásia Oriental pertenceu a várias civilizações (Império Mongol, Império Persa, ou as Chinas imperiais). Nesta parte do planeta podemos contar um total de cerca de 90 países. O que constitui quase metade do total mundial.




Daí sucede que há países que são considerados países transcontinentais, países que têm os seus territórios divididos entre a Ásia e a Europa: Arménia, Azerbaijão, Cazaquistão, Chipre, Geórgia, Rússia e Turquia. Arménia: está localizado entre o mar Negro e o mar Cáspio, no Sul do Cáucaso, em uma região montanhosa; Azerbaijão: localizado na região do Cáucaso, no limite entre o Leste Europeu e o Sudoeste Asiático; Cazaquistão: é um país com território na Ásia Central, estendendo-se por uma pequena parte a Oeste do rio Ural no continente da Europa; Chipre: é um país insular localizado ao Leste do Mediterrâneo, ao longo das costas da Síria e também da Turquia; Geórgia: é um país que está localizado na Europa Oriental, tendo limites com a Rússia, a Turquia, a Arménia, o Azerbaijão e o Mar Negro; Rússia: é o maior país transcontinental do mundo, com a maior parte do seu território na parte asiática, mas a capital na porção europeia; Turquia: é o país com a única cidade transcontinental do mundo – Istambul. Está localizada em uma região conhecida como península da Anatólia.

Do ponto de vista religioso, A Europa é predominantemente cristã. Já na Ásia, o cristianismo é minoritário ao lado do islamismo e budismo. Em relação às línguas, o latim é a originária de muitas das línguas europeias: francês, espanhol, italiano, catalão, português. enquanto na Ásia: o árabe, o híndi, o mandarim e outras variantes são as principais línguas faladas.

Rússia é o maior país em extensão territorial do mundo, com 17.100.000 quilómetros quadrados. A população se distribui de forma bastante desigual pelo território, especialmente por conta de fatores adversos das áreas geladas da Sibéria. A Rússia estende-se pelo Leste Europeu e Norte da Ásia, com maior concentração populacional na parte europeia, onde está a capital Moscovo. Já a Turquia se estende do Leste da Europa para o Oeste da Ásia. Istambul, no Estreito de Bósforo, é uma cidade transcontinental muito diversificada.




Sem comentários:

Enviar um comentário