quinta-feira, 25 de março de 2021

À carga! Os Paladinos




«Os vários movimentos que usam o termo “pela verdade” são, sem qualquer dúvida, negacionistas. O “pela verdade” faz parte da nada inocente novinlíngua da desinformação. Aquela manifestação nasce da arrogância da ignorância, que se julga sempre mais sabedora do que todos os outros, incluindo os que produzem prova científica depois de uma vida dedicada ao estudo de vírus, de epidemias e de doenças respiratórias. Com as redes sociais, o tempo parece ter andado para trás na relação de muitos com a ciência.» [Daniel Oliveira]

Os Paladinos originais foram os 12 pares de Carlos Magno, que aparecem na Canção de Rolando evocando a Batalha de Roncesvalles. Também podem ser considerados Paladinos os lendários Rei Artur e os Cavaleiros da Távola Redonda, das lendas célticas. Paladino também é um tipo de personagem da ficção muito conhecido em épocas medievais, nas quais ele dispunha de poder sagrado e cujo lema era proteger os fracos, seguir a ordem e levar luz onde houvesse escuridão. Um Paladino é um herói cavalheiresco, errante e destemido, de carater inquestionável, que segue sempre o caminho da verdade, da lei e da ordem. O Paladino, cheio de bondade e justiça, viaja por entre os lugares mais obscuros do mundo, pronto para dar a sua vida a fim de proteger os fracos e/ou seus companheiros, e acabar com a escuridão trazendo a luz e esperança para os corações dos que estão ao lado dessa figura resplandecente.

Carga, aqui, tem um sentido polifónico, ou duplo. Podia ser “carga policial sobre os manifestantes”. Mas também pode ser “carga” (charge) no sentido da palavra francesa “charge” – uma ilustração de algo burlesco. Mais do que um simples desenho, charge é uma crítica político-social onde o artista expressa graficamente a sua visão sobre determinadas situações quotidianas através do humor e da sátira. Para entender uma charge, não é preciso ser necessariamente uma pessoa culta, basta estar a par do que acontece. A charge pode ter um alcance maior do que um editorial. Como desenho crítico, é temida pelas pessoas com poder. Grande parte das charges trabalham com a questão do exagero. As charges procuram expor situações ridículas, ou mostrar de forma não convencional temas normalmente tratados com maior seriedade. Uma charge nunca será autoexplicativa. Muitas charges dialogam com notícias e editoriais do próprio jornal em que foram publicadas. Essa interdisciplinaridade é utilizada de forma implícita, o que exige do leitor um conhecimento prévio dos discursos correntes para que possa entender a charge.



Os Paladin -  uma banda britânica de rock progressivo fundada em 1970. Eles atuavam ao vivo por todo o Reino Unido, enquanto trabalhavam para desenvolver o seu som, tocando uma mistura de rock, blues, soul, jazz e música latina. Criaram um som único com o uso de teclados duplos. Essas performances foram notadas pela “Bronze Records" (que também gravou Uriah Heep e Manfred Mann). Em 8 de janeiro de 1971, Os Paladin entraram no Olympic Studios em Londres para gravar o seu primeiro álbum homónimo, produzido por Philamore Lincoln. As críticas foram boas, mas as vendas foram dececionantes. Em 1972 lançaram o álbum “Paladin’s Charge!”, sendo Geoff Emerick o produtor, engenheiro do álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, dos Beatles.

Lado 2 - 2. "Mix Your Mind With The Moonbeams" - (Solley) - 6:00

Mix your mind with the moonbeams
Watch your sorrows in their rays
Let the cosmic light diffuse itself
In all its magic ways
Spread your mind from the moonbeams
To the distant skies beyond
Let the universe explain to you
You're just a ripple on the pond
And when you feel you're near the end
Then you reach out for a friend
You got to know where to go
You musn't impede the flow
It's there for you to show


Sem comentários:

Enviar um comentário