quarta-feira, 14 de julho de 2021

14 de julho




14 de julho é o Dia Mundial da Liberdade de Pensamento; e o dia da Tomada da Bastilha em 1789. A liberdade de pensamento é um direito consagrado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU, adotada a 10 de dezembro de 1948. Segundo o artigo 18:
“Todo homem tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular”.


© Charles Thévenin – A Tomada da Bastilha e a prisão de Joseph Delaunay


A Tomada da Bastilha é o símbolo inaugural da Revolução Francesa. Embora a Bastilha, fortaleza medieval utilizada como prisão, contivesse apenas sete prisioneiros na época, a sua queda é tida como um dos símbolos daquela revolução, e tornou-se um ícone da República Francesa. Na França, conhecido formalmente como Festa da Federação, é feriado nacional.

Charles Thévenin [1764-1838] foi um pintor francês neoclássico, conhecido pelos seus quadros sobre a Revolução Francesa e o Primeiro Império Francês. Nascido em Paris, filho de um arquiteto da corte, Charles estudou pintura na Académie Royale de Peinture et de Sculpture com François-André Vincent. Assim que recebeu as suas primeiras encomendas, em 1790 produziu a primeira versão de "A Tomada da Bastilha". Tendo sido muito elogiado, recebeu vários prémios, um deles em no Concurso do Ano II em 12 de julho de 1789.

Depois de abandonar a pintura histórica por temas decorativos, em 1798 ele produziu Augereau na ponte de Arcole, o primeiro de uma série de pinturas que glorificavam o Império. Ele partiu para a Itália, permanecendo na Academia Francesa em Roa, conhecendo Dominique Ingres e tornando-se diretor da Academia de 1816 a 1823. Em seu retorno a Paris, foi eleito membro da Académie des Beaux-Arts em 1825, então denominado Conservador do Cabinet des estampes na Bibliothèque National. 

Sem comentários:

Enviar um comentário