segunda-feira, 5 de julho de 2021

Kaliningrado – ex- Königsberg. Euler e as Sete Pontes; Immanuel Kant





Kaliningrado – enclave russo entre a Polónia e a Lituânia junto ao Mar Báltico, é uma cidade que foi fundada pelos Cavaleiros Teutónicos sob o nome de Königsberg (Conisberga) em 1255. À semelhança da cidade do outro lado - Gdansk - ao longo do tempo ora fazia parte de um país, ora fazia parte de outro: Polónia; Prússia Oriental; Alemanha; e por fim a Rússia. Na Rússia, pela primeira vez em 1758, após a vitória da Guerra dos Sete Anos. Mas foi por pouco tempo, tendo sido devolvida em 1762 ao reino da Prússia. É só a partir de 1946, depois da Segunda Guerra Mundial, que passa a chamar-se Kaliningrado, em homenagem ao revolucionário bolchevique – Mikhail Ivanovich Kalinin, um enclave russo entre a Polónia e a Lituânia.

A Região de Kaliningrado é a subdivisão mais ocidental da Rússia. Tem 15.100 km² de área e está completamente separada da outra área da Rússia. Para se ir de Moscovo a Kaliningrado, por terra, ou se atravessa a Lituânia e a Letónia, indo mais por norte; ou a Bielorrússia e Lituânia, ou indo ainda mais por sul atravessando a Bielorrússia e a Polónia. Se uma família russa tiver elementos nas duas cidades - Kaliningrado e Moscovo - e se quiserem ir à casa uns dos outros sem terem de passar por países estrangeiros, terão de o fazer de avião ou de barco através do Mar Báltico. Do lado ocidental são águas marítimas internacionais do Mar Báltico. O comprimento máximo da Região de Kaliningrado de leste a oeste é de 205 km e de norte a sul é de 108 km. A distância da cidade de Kaliningrado à fronteira da Polónia é de apenas 35 km; e da Lituânia de 70 km. O centro regional da Rússia mais próximo da cidade de Kaliningrado é o de Pskov, que fica a 800 km. Ao passo que a distância de Moscovo é de 1.289 km.

Depois da Guerra, a população alemã sobrevivente foi expulsa da área, entre 1946 e 1949, e a cidade foi repovoada por cidadãos soviéticos. A língua alemã foi substituída pela língua russa. A cidade, que fora devastada pelos bombardeamentos britânicos durante a Guerra, foi reconstruída. Por ser o território mais ocidental da URSS, o Oblast de Kaliningrado tornou-se uma área estrategicamente importante durante a Guerra Fria. A Frota do Báltico (soviética) permaneceria em Kaliningrado, ao longo dos anos 1950, e, por sua importância estratégica, a cidade foi fechada a visitantes estrangeiros. Em 1957 foi firmado um acordo, que passaria a vigorar posteriormente, delimitando a fronteira entre a Polónia e a União Soviética.

A cidade é mais conhecida internacionalmente por duas razões: 1) Problema das Sete Pontes de Königsberg resolvido por Leonhard Euler em 1736 cuja solução negativa originou a teoria dos grafos; 2) Cidade onde Immanuel Kant sempre viveu [1724 – 1804].

Euler e As Sete Pontes de Königsberg



A cidade de Kaliningrado – ex- Königsberg é cortada pelo rio Prególia, onde há duas grandes ilhas que, juntas, formam um complexo que na época continha sete pontes. Das sete pontes originais, uma foi demolida e reconstruída em 1935, duas foram destruídas durante a Segunda Guerra Mundial nos bombardeamentos de agosto de 1944. E outras duas foram demolidas para dar lugar a uma única via rápida. Atualmente apenas duas pontes são da época de Leonhard Euler. Discutia-se nas ruas da cidade a possibilidade de atravessar todas as pontes sem repetir nenhuma. Havia-se tornado uma lenda popular.

Euler usou um raciocínio muito simples. Transformou as ruas em linhas; e as suas intersecções em pontos, criando possivelmente o primeiro grafo da história. Então percebeu que só seria possível fazer todo o percurso, passando uma única vez em cada ponte, se houvesse exatamente zero ou dois pontos de onde saísse um número ímpar de ruas. A razão de tal ideia é que de cada ponto deve haver um número par de caminhos, pois será preciso um caminho para "entrar" e outro para "sair". Os dois pontos com um número ímpar de caminhos referem-se ao ponto de partida e ao ponto de chegada no fim do percurso. Porque o primeiro ponto não precisa de um caminho para lá chegar; e o último ponto não precisa de um caminho para sair; enquanto que todos os outros pontos intermédios têm que ter obrigatoriamente um caminho para entrar e outro para sair. Não haver pontos com número ímpar de caminhos significava então que o ponto de entrada e o ponto de saída tinha de ser o mesmo, podendo esse ser qualquer ponto do grafo. Isso não é possível quando temos dois pontos com números ímpares de caminhos, sendo obrigatoriamente um o início e o outro o fim.




Immanuel Kant

Immanuel (no registo de batismo: Emanuel; O dia em que Kant nasceu foi o dia de São Emanuel (no calendário prussiano protestante). Kant foi o quarto filho de Johann Georg Kant e Anna Regina. O seu pai tinha ido viver para Königsberg ainda jovem; e a sua mãe pertencia a uma família de Nuremberga que se havia mudado para Königsberg. Apenas quatro dos oito irmãos chegaram à idade adulta. Um bisavô paterno era provavelmente de uma família que se havia mudado da Letónia para Kantwaggen (mais tarde Kantweinen em Memelland). De uma família fortemente pietista, a sua mãe era muito aberta à educação. Em 1732 Kant entrou no Friedrichskollegium, onde foi particularmente encorajado na aprendizagem das línguas clássicas. Em 1740 entrou na Universidade Albertus de Königsberg. Se ele foi inicialmente matriculado em Teologia, como um dos primeiros biógrafos o retratou, tal facto não pode ser deduzido a partir dos documentos da Universidade. De qualquer forma, Kant teve não apenas formação em Filosofia, mas também em Matemática e Ciências Naturais.



A casa de Kant em Königsberg

Quando o pai morreu em 1746, depois de ter estado gravemente doente desde 1744,  Kant teve de se fazer à vida para obter proventos não só para se sustentar, mas também para o sustento dos dois irmãos mais novos. Deixou temporariamente Königsberg para ir lecionar numa colónia suíça de colonos de língua francesa. Em 1748, listado no livro da igreja local como padrinho, onde é descrito como filophiae studiosus, Kant ainda estava matriculado no Albertina. Até cerca de 1753 foi tutor na propriedade do Majo Bernhard Friedrich von Hülsen em Groß-Arnsdorf perto de Mohrungen. A partir dessa data ainda teve um terceiro emprego perto de Königsberg no Castelo Waldburg-Capustigall, da família Keyserling, o que lhe deu acesso à Sociedade de Königsberg. Ensinou os dois filhos enteados de Caroline von Keyserling, com os quais estreitou boas relações ao longo da vida. Foi nessa altura que Kant voltou à Universidade de 
Königsbergapós a inevitável mudança geracional em algumas cadeiras. Entretanto Martin Knutzen havia falecido. Foi então que no ano de 1755 teve o ensejo de publicar vários ensaios que lhe deram azo a que fossem apresentados como tese de doutoramento. 

Ainda assim, falhou a sua primeira candidatura, em 1759, à regência da Cátedra de Lógica e Metafísica da Universidade de Königsberg. Em 1764 rejeitou a oferta da Cátedra de Poesia. Entre 1766 e 1772 chegou a trabalhar na Biblioteca do Castelo Real, considerado o seu verdadeiro primeiro emprego estável. Kant também recusou as oportunidades de lecionar em Erlangen, 769; e Iena em1770, ano em que finalmente, já com 46 anos de idade, recebeu a nomeação definitiva do que sempre havia procurado na Universidade de Königsberg: Prof. de Lógica e Metafísica. No mesmo ano, apresentou a dissertação: Forms and Reasons of the World of The Senses and Minds; em 1781 publica a primeira edição da Crítica da Razão Pura; em 1788 a Crítica da Razão Prática; em 1790 a Crítica do Juízo. Em 1794 tornou-se membro honorário da Academia Russa de Ciências, em São Petersburgo.

Kant é frequentemente retratado como uma pessoa austera, vinculada a uma rotina diária regular, que estava completamente focada em seu trabalho, impulsionado pelo dever. Mas como estudante, ele era um bom jogador de cartas, e ganhou alguma coisa em bilhar. Agora, o que tornou uma lenda foi a sua pontualidade conotada com uma obcecação pelo rigor e pela rotina. A lenda conta que as pessoas acertavam o relógio pela sua hora de entrada na Universidade de Königsberg. De acordo com a sua própria declaração em Der Streit der Fakultäten, Kant criou uma rotina diária regular, mas só depois de fazer 40 anos. Ele percebeu que aos 40 anos já não ia para novo, e por conseguinte tinha de olhar pela sua saúde. Todavia, isso mais tarde foi interpretado de outra maneira, como foi o caso de Henrich Heine, que em 'Zur Geschichte der Religion und Philosophie in Deutschland' , faz uma alusão a esse facto como sendo uma expressão de rigor. Um outro aspeto que não passou despercebido em relação à sua personalidade, e pouco consentânea com as figuras do seu tipo na sua época, era ele ter sido pouco viajado. 
Kant passou quase toda a sua vida na então cosmopolita Königsberg, onde morreu em 1804, com quase 80 anos. O túmulo de Immanuel Kant está localizado na parte externa da Catedral de Königsberg, hoje Kaliningrado, a chamada Stoa Kantiana. Se caminharmos ao redor da Catedral, no sentido anti-horário, então poderemos ver o túmulo do grande filósofo.



O Monumento de Kant em seu primeiro lugar, no que ao tempo era então Königsberg, estava situado ao fundo a Igreja da Cidade Velha.

Monumento atual a Immanuel Kant, em Kaliningrado

Sem comentários:

Enviar um comentário