sexta-feira, 9 de agosto de 2019

PortoGraal e o culto popular do Espírito Santo




O culto popular do Espírito Santo é um culto de identidade para o povo português. O culto popular, não o culto eclesiástico do Espírito Santo. Quais as origens do culto do Espírito Santo em Portugal? Tudo começa com Joaquim de Fiore [1135-1202] – frade cisterciense e filósofo místico, defensor do milenarismo e do advento da idade do Espírito Santo. Dedica-se a estudar o problema da Trindade, uma coisa complicadíssima dentro da teologia. O tempo e a eternidade são uma e a mesma coisa. Assim, há uma época em que a História é uma história do Pai; uma época em que a História é uma história do Filho; e uma época em que deve haver a história do Espírito Santo. A época em que ele estava era a época do Filho; a época do Velho Testamento tinha sido a época do Pai; e haveria de vir a época do Espírito Santo. Sempre embrenhado no seu labor, Fiore retirou-se para o eremitério de Pietralata, acabando depois por fundar a Abadia de Fiore nas montanhas da Calábria. A nova abadia tornou-se, ainda em vida de Joaquim, o centro de uma nova ordem independente, embora baseada nos princípios beneditinos da Ordem de Cister, mas mais rigorosa e mais mística.

Entremos agora por um excurso histórico a fim de percebermos o contexto da ligação de Joaquim de Fiora e a entrada do Espírito Santo joaquimita em Portugal. A Calábria fazia parte do reino da Sicília. Tudo começou com Roberto Guiscardo, na sequência das invasões normandas, conquistando a cidade de Régio da Calábria, e onde confirmou o seu título de duque da Calábria. Um irmão de Roberto, no comando de um grupo de cavaleiros, em 1061, desembarcou em Messina e invadiu a ilha que então estava sob domínio árabe. Em 1072 conseguiu chegar a Palermo. Depois em 1127, o Condado da Sicília uniu-se ao Ducado da Apúlia sob o governo de Rogério II da Sicília. Rogério tinha o apoio do antipapa Anacletro II, que o coroou "rei da Sicília" na catedral de Palermo, no Natal de 1130. Em 1139, o Tratado de Mignano garantiu a Rogério o reconhecimento de seu reinado pelo papa legítimo. Foi por meio de seu almirante Jorge de Antioquia que Rogério então atacou o Império Bizantino e fez da Sicília o poder marítimo dominante no Mediterrâneo por quase um século. No tempo de seu neto, Guilherme II, o reino da Sicília foi governado durante duas décadas em paz e prosperidade. Porém, a sua morte sem herdeiros em 1189 iniciou um período de caos, e em 1194 o reino caiu sob o domínio da dinastia Hohenstaufen.

A ilha da Sicília proclamou-se independente e elegeu como rei Pedro II de Aragão [1178-1213] – Conde de Barcelona desde 1196 e senhor de Montpellier desde 1204 até à sua morte.

Mais tarde viria na sucessão Pedro III de Aragão, o Grande [1239-1285] – Conde de Barcelona e rei de Valência desde 27 de julho de 1276; e rei consorte da Sicília desde 1282 até à sua morte. Ora, a filha mais velha de Pedro III de Aragão, Isabel [1271-1336], veio para Portugal e casar com D. Dinis [1261-1325], rei de Portugal. Não existem fontes históricas exatas sobre a data e local de nascimento de Isabel, pelo que este ponto não é consensual. Sabe-se, no entanto, que cresceu e recebeu esmerada educação em Barcelona, onde estava instalada a Corte de Pedro III de Aragão.

Assim, é natural que Isabel tenha trazido na cabeça muitas histórias, entre as quais a história de Joaquim de Fiore e as ideias do Espírito Santo. D. Dinis instalou Isabel em Alenquer, com mais uns tantos frades franciscanos discípulos de Joaquim de Fiore, que na altura se chamavam espirituais para os distinguir dos outros que eram os observantes. E rompe assim em Alenquer a grande festa do Espírito Santo, que foi evoluindo com várias composições. A primeira festa é em Alenquer já com ela, numa igreja que ainda lá existe. Há três momentos: a coroação de uma criança como Imperador do Espírito Santo; a distribuição de comida gratuita; e a libertação dos presos. Este culto com o passar do tempo foi-se transladando para muitos outros sítios, nomeadamente para os Açores, e daqui para San Diego da Califórnia, bem como obviamente para o Brasil.

Sem comentários:

Enviar um comentário