segunda-feira, 1 de julho de 2024

De Zheng Zhilong a Zheng He


Zheng Zhilong [1604-1661] foi um líder militar e pirata chinês que inicialmente apoiou a dinastia Ming durante a invasão dos Manchus. Ele se tornou conhecido por sua resistência aos invasores Manchus no sul da China. Mais tarde ele migrou para a Manchúria e fundou a dinastia Zheng. Depois o filho, Koxinga, fundou o reino pró-Ming de Tungning, em Taiwan, conhecido por Casa de Koxinga.

 


Durante seu reinado, ele controlou uma enorme e capaz frota de piratas que mais tarde se juntou à marinha da dinastia Ming, onde ele então se tornou um almirante Ming que controlava todo o comércio e segurança nas águas do sul da China. Ele detinha um poderoso império marítimo que controlava mais o mar do que a terra. Após a sua deserção, ele recebeu títulos nobres do governo Qing, mas acabou sendo executado por causa da resistência contínua de seu filho contra o regime Qing.




Zheng Zhilong na pintura do holandês Peter van Der (aquele que veste verde)


Koxinga, de seu nome Zheng Chenggong, liderou um exército leal aos Ming que expulsou os holandeses de Taiwan em 1662, estabelecendo o domínio chinês na ilha. Ele é uma figura histórica importante na história de Taiwan. Zheng Chenggong era um líder militar habilidoso e foi capaz de liderar o poderoso cartel pirata Shibazhi, que consistia em cerca de 800 navios, em campanhas marítimas na região. Sua capacidade de unir e comandar essa grande frota contribuiu significativamente para as suas conquistas militares.

Fujian, uma importante província da China, caiu nas mãos da dinastia Qing (Manchu) durante a conquista do resto da China no século XVII. A dinastia Qing foi a última dinastia imperial da China, que governou de 1644 a 1912. A conquista de Fujian foi parte do processo de unificação do território chinês sob o domínio Qing.

Zheng He foi outro almirante da melhor frota da dinastia Ming. Ele fez uma érie de expedições no Oceano Índico até à costa leste de África. D
urante o reinado da dinastia Ming, essas expedições eram compostas por uma grande frota de navios e tinham o objetivo de estabelecer relações diplomáticas, e expandir o comércio sob o patrocínio e influência chinesa em outras partes da Ásia e do Oceano Índico. As expedições de Zheng He eram notáveis por sua escala impressionante e por terem alcançado várias regiões distantes, incluindo o Sudeste Asiático, a Índia, o Golfo Pérsico e a costa leste da África. Essas viagens desempenharam um papel importante na história das relações comerciais e diplomáticas na região.



Mapa da Guangdong, Fujian e Taiwan

Sem comentários:

Enviar um comentário