quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

A definição cultural da Europa - [1]


O Império Romano, o definidor de limes (limites), acabou bifurcado no polo do Ocidente e no polo do Oriente. Por volta de 15 a.C., o reino de Noricum foi incluído no Império Romano. A partir daí, Limes Germanicus passou a ser a fronteira do Inpério na linha do Danúbio. Os Romanos construíram fortificações e assentamentos nas margens do Danúbio, incluindo Vindobona (onde hoje é Viena de Áustria)com uma população estimada entre 15.000 a 20.000. Em 180 d.C., os Germanos estavam dominados, e o general hispano-romano Maximus Decimus Meridius está com saudades de casa e pretende voltar.


 

No filme “O Gladiador”, o imperador Marco Aurélio diz a Maximus que o seu filho Comodo está apto para governar ,e quer que Maximus seja o seu braço direito. O seu desejo é que salve Roma da corrupção. Mas Comodo, ao saber isso, mata o pai. Proclama-se o novo imperador e pede a Maximus a sua lealdade. Maximus, no entanto, recusa. Maximus é preso pela Guarda Pretoriana. Maximus mata seus captores, embora não sem ferimentos, e cavalga para a sua casa perto de Trujillo. Mas quando chega encontra-a  destruída e a sua família assassinada. Maximus enterra a família e cuida dos ferimentos. Ele é encontrado por escravos que o levam para a cidade Zucchabar, na província romana de Mauretania Cesariensis, onde é vendido a um treinador de gladiadores chamado ProximoApesar de relutante, Maximus luta em torneios locais e faz amizade com outros dois gladiadores: Juba, um numidiano; e Hagen, um germano. As suas capacidades físicas do treino militar ajudam-no a vencer partidas e a ganhar reconhecimento de outros gladiadores e da multidão. Proximo revela que já foi um gladiador libertado por Marco Aurélio, e aconselha Maximus a ganhar a admiração da multidão, via para a recuperação da sua liberdade. Quando Comodo organiza "os150 dias de jogos", Proximo leva os seus gladiadores para lutar no Coliseu de RomaDisfarçado com uma máscara, Maximus combate como um gladiador cartaginês, uma reencenação da Batalha de Zama. Comodo é obrigado pela multidão a deixar os gladiadores viverem, e os guardas são impedidos de os matar. A próxima luta de Maximus é contra um lendário gladiador invicto chamado Tigre da Gália. Maximus vence o Tigre  e Comodo ordena que Maximus o mate. Mas Maximus não o mata. E então ouve-se o clamor da multidão: "Maximus Misericordioso". Maximus é o vencedor e Comodo vai à arena para impor a Maximus as insígnias. Então Comodo ordena a Maximus ainda disfarçado que tire a máscara. Maimus revela-se e declara vingança. Entram em luta. Apesar dos ferimentos, Maximus desarma Comodo, e a Guarda Pretoriana recusa-se a ajudar. Comodo então saca de uma faca escondida  e apunhala Maximus pelas costas, que sucumbe aos ferimentos. Antes de morrer, ele pede reformas políticas, para que os seus aliados gladiadores sejam libertados, e que o Senador Graco seja reintegrado. Os amigos e aliados de Maximus procedem com honras militares como "um soldado de Roma", a mando de Lucilla, e levam o seu corpo para fora da arena. Juba, pela calada da noite entra no Coliseu e enterra aí as estatuetas da esposa e do filho de Maximus, no local onde ele morreu. Juba promete que um dia se vão reencontrar. Mas Maximus, ainda vai ter de esperar.

Europa em bom rigor é mais um conceito cultural do que geográfico. Geograficamente é um falso continente. Portugal na Ponta de Sagres bem podia ser o ponto mais ocidental da grande massa continental que é a Ásia, e que agora alguns geógrafos chamam Eurásia. Por isso, não nos desenvencilhamos facilmente quando um chinês nos questiona acerca das fronteiras da Europa a Leste. 

Na mitologia grega, Europa era filha de Agenor, rei da Fenícia, e irmã de Cadmo. 
Um dia Zeus disfarçou-se de touro, para que a sua mulher Hera não percebesse, e raptou Europa levando-a para a ilha de Creta.

O uso do termo Europa desenvolveu-se gradualmente ao longo da História. Em Heródoto encontramos a descrição do mundo dividido em três continentes: Europa, Ásia e Líbia (África). Em 513 a.C. Dario I, imperador persa, atravessa o Bósforo e entra na Europa. Em 334 a.C. Alexandre o Grande, atravessa os Dardanelos e inicia a sua digressão pela Ásia que só o Ganges o faz parar. 

A definição cultural da Europa como terra da cristandade latina consolidou-se no século VIII, significando um novo local cultural criado através da confluência de tradições germânicas e da cultura cristã-latina. Quando o Império Carolíngio acabou as suas fronteiras era as mesmas que mais tarde vieram a constituir os países embrionários do que é hoje a União Europeia antes do alargamento a sul e a leste - França, Alemanha Federal, Luxemburgo, Bélgica, Holanda e Itália. 

Sem comentários:

Enviar um comentário