sábado, 6 de fevereiro de 2021

De clientes a matéria-prima do sistema digital

 


Com o título original editado em 2019 – The Age of Surveillance Capitalism: The Fight for a Human Future at the New Frontier of Power – Shoshana Zuboff, socióloga norte-americana e professora emérita da cátedra Charles Edward Wilson da Harvard Business School, revela-nos nesta obra, que analistas consideram o equivalente para o século XXI do que foi “O Capital” de Karl Marx para o século XIX, aquilo a que chama “Capitalismo da Vigilância”, metáfora para a nossa autodefesa digital.

Do mesmo modo que o Capitalismo pós-Revolução Industrial alterou o "Mundo Natural" no século XX, o Capitalismo Digital, que se expandiu a partir de Silicon Valley, está no século XXI a transformar a "Natureza Humana". Enquanto no século XX pós- Karl Marx a ameaça que pairou sobre nós foi uma espécie de “Big Brother Totalitário”, agora no século XXI é um Grande Arquiteto Digital omnipresente e omnipotente, que opera em função dos interesses de uma nata minoritária de capitalistas multimilionários a prometer um paraíso na terra a consumidores de vida fácil, qual colmeia interconectada por informação totalmente manipulada por máquinas que nos dominam.

Sem comentários:

Enviar um comentário